sexta-feira, 28 de maio de 2010

A Sustentabilidade Ambiental como projeto prioritário nas indústrias

http://alice-sustentabilidade.blogspot.com/2009/09/tirinhas-ambientais-para-o-jornal-mural.html


A vida contemporânea requer facilidade e agilidade nas atividades, isso faz com que as pessoas consumam de forma exacerbada produtos descartáveis, levando a uma demanda maior para produção desses artigos pelas indústrias. Fatalmente, as atividades humanas produzem muitos resíduos, principalmente lixo proveniente de atividades domésticas e industriais, por exemplo. Isso gera um ciclo infinito, pois desde o processo de extração de matéria prima até o momento em que os produtos são descartados, a natureza é agredida, causando um déficit ambiental incomensurável. Assim, tudo que transformamos, em processos antropogênicos, gera produtos desinteressantes, porém processos sustentáveis são inviáveis do ponto de vista econômico.

A demanda pela produção excessiva e em série de produtos que irão satisfazer o mercado faz com que os processos industriais produzam cada vez mais resíduos agressores tanto às águas como à atmosfera, além de que muitos acidentes causados por falhas mecânicas ocorrem corriqueiramente nas indústrias o que tem como conseqüência problemas ambientais gravíssimos. Praticamente, todas as etapas produtivas causam impacto, por exemplo: a produção de energia elétrica para o setor produtivo causa problema nos rios e extinção das espécies, as embalagens usadas são provenientes de recursos não renováveis, o transporte causa poluição sonora e atmosférica, enfim todos os processos são responsáveis por um dano ao ambiente.

Hoje, as populações já estão questionando o atual modo de vida e entendendo que os recursos do planeta não têm a “capacidade” de se renovarem e se sustentarem sob a pressão desse consumo exacerbado. Na realidade, o que vai garantir a sustentabilidade ambiental é essa consciência tanto das massas quanto das classes dirigentes de que a exploração e poluição do ambiente só levarão a degradação progressiva do planeta.

Portanto, devido às conseqüências do comprometimento ambiental, as indústrias passaram a ter uma preocupação ecológica, utilizando matérias-primas menos tóxicas, visando menor geração de resíduos, a reutilização e a reciclagem. Os engenheiros mecânicos devem se comprometer a estabelecerem estratégias para a gestão das operações industriais, além de novos padrões de consumo e conseqüentes tecnologias para produção, projetando e fabricando máquinas que tornem os processos produtivos mais limpos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário